Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Jogador de futsal dá drible incrível e depois faz um golaço



Confira o vídeo: Prodígio no futsal belga, Barca Temse vs ZVC Breendonk


Anderson Silva ‘veste’ camisa do Fluminense para luta contra Weidman no UFC



Como o Tricolor permaneceu na Série A do Campeonato Brasileiro com o problema da Portuguesa, torcedores resolveram colocar a camisa do time no lutador Anderson Silva para ele “dar uma virada de mesa” para vencer Chris Weidman no UFC 168, sábado, em Las Vegas.

Jornal francês assegura que PSG planeja a contratação de Messi



'Le Parisien' lista em razões para o argentino aceitar uma transferência a ascensão de Neymar, problemas fiscais na Espanha e questionamentos de dirigentes catalães

O "Le Parisien" lista cinco razões para que Messi tenha vontade de sair do Barcelona. Entre elas, estão a ascensão de Neymar no Barcelona, os problemas fiscais que o argentino tem enfrentado na Espanha e os questionamentos que alguns dirigentes catalães fazem contra mais uma renovação de contrato - o atual vai até 2018 e tem cláusula de rescisão de € 250 milhões (cerca de R$ 810 milhões).

Além disso, ainda reforça que Ibrahimovic, principal craque do PSG atualmente, nada tem contra o camisa 10, afirmando em diversas entrevistas que o ex-companheiro de time catalão é o melhor do mundo.

Em sessão com 'Pequeno príncipe' e Mandela, Lusa cai e Flu se salva



Por unanimidade, Pleno do STJD mantém decisão de primeira instância e pune clube paulista com quatro pontos por escalar Heverton na partida contra o Grêmio


Nelson Mandela, Nelson Rodrigues e “Pequeno príncipe” foram personagens do julgamento no Pleno Tribunal do STJD que confirmou o rebaixamento da Portuguesa e a salvação do Fluminense. Por unanimidade, a decisão de primeira instância foi mantida. Foram oito votos pela condenação do time. Por conta da escalação de Heverton, que havia sido suspenso em julgamento dois dias antes, contra o Grêmio, a Lusa perdeu quatro pontos e, com isso, terá de disputar a Série B em 2014.

A equipe paulista ficou com 44 pontos, atrás do Fluminense, que terminou a competição com 46. Foi rebaixada ao lado de Vasco, Ponte Preta e Náutico. A Portuguesa mudou o rumo de sua defesa, o advogado João Zanforlin falou muito nos princípios do STJD, mas de nada adiantou num julgamento repleto de citações.

O procurador geral Paulo Schmitt usou o falecido Nelson Mandela para defender o tribunal, enquanto o advogado do Fluminense, Mário Bittencourt, citou Nelson Rodrigues e um trecho do livro “Pequeno príncipe”.

O STJD alterou a ordem dos julgamentos e iniciou a sessão com o caso da Portuguesa. Um dos advogados do clube, Felipe Ezabella, pediu, em sua primeira manifestação, que o procurador geral do tribunal, Paulo Schmitt, fosse afastado do caso. Seu argumento é que Schmitt já havia se pronunciado na imprensa a favor da condenação da Lusa. O pedido foi negado por unanimidade.

João Zanforlin, encarregado de defender a equipe paulista, teve a palavra por 15 minutos. Ele contestou a redação do artigo que condenou a Portuguesa em primeira instância, e disse que ele é inconstitucional. Em seguida, usou como argumento o fato de o clube não ter tido má fé nem vantagem técnica ao utilizar Heverton contra o Grêmio.

- Ele é um atleta que atuou só em seis jogos, sempre entrando no segundo tempo. Ele é reserva, não tem qualidade técnica para desequilibrar uma partida.

Em seguida, Zanforlin citou entrevista do presidente da CBF, José Maria Marin, que disse que a decisão no campo deveria prevalecer. E afirmou que houve falha no sistema de informação da CBF aos clubes sobre impossibilidade de escalar o jogador.

Ao fim de sua explanação, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, lhe concedeu mais dois minutos. Zanforlin aproveitou para citar o Estatuto do Torcedor, que determina que uma punição só se torna legal a partir do momento de sua publicação.

No caso, o jogo foi disputado no domingo e a decisão do julgamento da sexta-feira foi publicada na segunda-feira. Paulo Schmitt teve também 15 minutos para defender a condenação da Lusa. Exaltado, ele baseou boa parte de sua argumentação no fato de Heverton não ter comparecido ao julgamento. - Esqueçam a boa fé, esse artigo nem fala de boa fé.

A defesa que ele precisava era ter o atleta aqui e ele nunca veio - bradou.

Até o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falecido no início deste mês, foi citado no final do discurso de Schmitt, que pediu perdão aos que tentaram atingir a honra do tribunal.

- Sugiro que façam como Nelson Mandela, tão sofrido, aconselhou a seu povo: perdoem, mas não esqueçam. As menções não pararam por aí.

Mário Bittencourt, advogado do Fluminense, usou o escritor Nelson Rodrigues e o livro “Pequeno príncipe”.

- Nelson Rodrigues já dizia que nada é mais difícil e cansativo do que defender o óbvio. Estou estafado de ter que defender o óbvio, e imagino que os senhores também estejam - disse em direção aos membros do Pleno.

Bittencourt desqualificou a defesa da Portuguesa, disse que os argumentos de Zanforlin eram rasos e terminou o pedido de condenação do clube paulista, e a consequente salvação do Fluminense do rebaixamento, citando um trecho de “Pequeno príncipe” em que se diz que o regulamento não deve ser entendido, apenas cumprido.

O último advogado a se manifestar foi Michel Assef Filho, do Flamengo, também punido em primeira instância com a perda de quatro pontos pela escalação do lateral André Santos na última rodada. Ele havia sido expulso na final da Copa do Brasil e cumpriu a suspensão na partida seguinte do Brasileirão, mas foi escalado após ter sido punido em julgamento.

 Único a manter um tom de voz sereno durante sua argumentação, ele também criticou o sistema criado pela CBF para informar os clubes sobre quais atletas estão sem condições legais de atuar.

O relator Décio Neuhaus foi o primeiro a anunciar sua decisão.

Ele admitiu que levou o voto pronto ao STJD, disse que poderia ter mudado de opinião após as manifestações dos advogados, e fez uma interminável explanação para votar pela condenação da Portuguesa.

Todos os demais sete integrantes acompanharam o voto do relator e a Lusa foi rebaixada. O Fluminense permaneceu na Série A.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Flamengo encaminha acerto com meia Everton, do Atlético-PR



Diretoria do clube da Gávea já teria acertado o salário com o jogador, que deve chegar ao Rio de Janeiro ainda nesta semana

O meia Everton, destaque do Atlético-PR nesta temporada, deve ser o primeiro reforço do Flamengo para 2014.

O jogador, que está emprestado pelo Tigres (MEX) ao Furacão até o fim de 2013, já tem acertado o salário com o Rubro-Negro carioca e deve desembarcar no Rio de Janeiro até o fim desta semana para concretizar a transferência.

Detentor de grande parte dos direitos econômicos de Everton, o Tigres ofereceu prioridade de compra ao Atlético-PR - que não a exerceu. Ciente disto, o diretoria do Flamengo aguarda com cautela para poder anunciar o reforço. Os valores da negociação, porém, ainda são guardados em segredo.

O que se sabe é que o clube mexicano pede cerca de R$ 4,8 milhões pelos direitos econômicos do jogador. Caso realmente acerte com o Flamengo, esta será a segunda passagem de Everton pela Gávea. O meia, revelado pelo Paraná, chegou ao Rubro-Negro carioca em 2008. Ele, inclusive, integrou o elenco que foi campeão do Brasileirão de 2009.

Aos 25 anos, Everton, que chegou a interessar ao Corinthians neste fim de ano, também tem no cúrriculo clubes como o Botafogo e o Samsung Bluewings, da Coreia do Sul.

Calendário brasileiro em ano de Copa do Mundo 2014




Vai e vem: Gilberto volta ao futebol, e Renato é o técnico do Flu



A véspera de Natal reservou o retorno de um veterano aos gramados, além de novidades para o torcedor do Palmeiras e do Fluminense. Ex-Flamengo, Vasco, Cruzeiro e seleção brasileira, Gilberto acertou sua ida para o América e vai defender o clube na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Aos 37 anos, o lateral-esquerdo havia se aposentado em 2012, mas pouco mais de um ano depois anuncia a volta para defender o time que o revelou.

Outro retorno é o de Renato Gaúcho ao comando do Fluminense. O clube anunciou o nome do técnico, ex-Grêmio, na noite desta terça-feira, no que será a sua quinta passagem pelo time. Se Gilberto foi a certeza da terça-feira, o Palmeiras foi o responsável por deixar no ar algumas possibilidades.

O clube paulista e o Cruzeiro podem costurar uma troca entre jogadores: o Verdão está interessado na contratação de um atacante de área e pode fazer oferta por Anselmo Ramon, da Raposa. O meia Luan, atualmente no clube mineiro por empréstimo, pode ser incluído na negociação. Além disso, o Alviverde deixou engatilhadas as chegadas do lateral-esquerdo William Matheus, do Goiás, e do meia Marquinhos Gabriel, do Bahia.
O contrato de ambos com seus clubes está no fim, e eles chegariam sem custos à Academia.

O Flamengo continua em busca de um atacante para a próxima temporada. Depois de perder Marcelo Moreno, o Rubro-Negro busca mais um homem de área para disputar posição com Hernane. A bola da vez é Lima, destaque do Benfica na última temporada. No entanto, Alecsandro, do Atlético-MG, e Alan Kardec, do Palmeiras, continuam em pauta.

O clube carioca também revelou que tinha um pré-contrato assinado com Rodrigo Souza, volante que foi anunciado pelo Cruzeiro.
Dirigentes do Fla estudam o caso para tomar as medidas cabíveis. A China continua sendo um mercado forte a investir nos jogadores brasileiros. Com a contratação do técnico Cuca, o Shandong Luneng fez altas propostas por Aloísio e Cícero. O Boi Bandido ficou balançado e dará resposta sobre seu futuro na próxima semana.

Enquanto isso, o Santos promete não medir forças para manter seu meio-campo. O Peixe também está temeroso em não contratar Diego. Sem investidores, o clube considera a transação inviável.

O Corinthians é outro clube a ficar distante de um possível reforço: o Anzhi, da Rússia, não respondeu a sondagem do Timão pelo volante Jucilei. Por outro lado, o Internacional está próximo do volante Charles Aránguiz, do Universidad de Chile, segundo jornal chileno.

Na Itália, se fala na ida do atacante Lavezzi para o Inter de Milão. O dono do clube milanês teria se encontrado com o presidente do PSG para tratar do negócio.

STJD julgará casos de Vasco, Lusa, Fla e Cruzeiro a partir de 11h de sexta



Cruz-Maltino tenta impugnação do jogo contra o Atlético-PR, enquanto demais clubes buscam se livrar de punição por causa de escalações irregulares

 O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou o edital dos processos que serão julgados na próxima sexta-feira, a partir de 11h (de Brasília), em seu plenário, no Rio.

Os casos em pauta serão os de Vasco, Portuguesa, Flamengo e Cruzeiro. O julgamento do Vasco diz respeito ao pedido de impugnação da partida contra o Atlético-PR, pela última rodada do Brasileirão, em Joinville. O argumento dos cariocas é de que o jogo não tinha condições de ser retomado por causa da briga entre torcedores na arquibancada e que o tempo de paralisação excedeu os 60 minutos previstos no regulamento.

O caso será levado a julgamento depois de ter sido rejeitado por duas vezes pelo presidente do STJD, Flávio Zveiter. Apenas a terceira tentativa do Vasco será levada ao Pleno. Os recursos de Vasco e Atlético-PR a respeito das perdas de mando de campo (oito e 12, respectivamente) e das multas (R$ 80 mil e R$ 140 mil), por causa das brigas, serão julgados em janeiro, em dia ainda não determinado.

Os casos de Portuguesa e Flamengo são referentes às escalações irregulares de Héverton e André Santos, respectivamente. Os dois clubes foram punidos com a perda de quatro pontos no último dia 8, em decisão que resultou na queda da Lusa para a Série B, no lugar do Fluminense.

O Cruzeiro será julgado por ter relacionado o goleiro Elisson na partida contra o Vasco, pela 36ª rodada. O campeão brasileiro foi absolvido em primeira instância e, mesmo que seja punido no Pleno com perda de três pontos, não perderá o título - já que ficou 11 pontos à frente do Grêmio, segundo colocado. Elisson estaria sem contrato válido com o Cruzeiro na época do jogo.

Barcelona quer Felipão para substituir Tata Martino após Copa



Graham Hunter revela suposto desejo do presidente Sandro Rosell em ter o brasileiro a partir da próxima temporada Luiz Felipe Scolari passou os últimos dias assistindo a jogos na Europa, mas este poderia ser o seu local permanente após a Copa do Mundo.
É o que sugere Graham Hunter, jornalista inglês que vive na Espanha e trabalha para o canal "Sky Sports". O Barcelona seria o interessado no técnico da seleção brasileira para a próxima temporada.
 Perguntado no programa "Revista de la Liga" sobre a permanência de Tata Martino no comando do clube catalão, Graham Hunter foi sucinto:
 - Eu suspeito que não. Acredito que a ideia do presidente seja trazer Scolari depois da Copa do Mundo - disse.
Graham cobre o Barcelona e futebol espanhol em geral desde 2001.
Ele escreveu dois livros nos últimos anos: um sobre o making of do Barcelona de Pep Guardiola, que considera o melhor time do mundo; o outro sobre a "Tríplice Coroa" da Espanha com duas Eurocopas e uma Copa do Mundo.

 Na Argentina também já há especulações sobre o fim do ciclo de Tata no Barça.
O treinador, de acordo com o jornalista argentino Fabián Godoy, não se sentiria cômodo no comando do clube. Apesar das supostas dificuldades, a equipe lidera o Campeonato Espanhol após 17 rodadas ao lado do Atlético de Madrid, com 46 pontos.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

CBF entra em recesso e deixa o Fluminense 'rebaixado'



Esta terça-feira, 24 de dezembro, é o primeiro dia do recesso de final de ano da CBF - a entidade volta às atividades no dia 6 de janeiro, primeira segunda-feira de 2014.

A classificação do Campeonato Brasileiro no site da CBF ainda mostra o Fluminense como o o 17º colocado, com 46 pontos, e a Portuguesa em 12º lugar, com 48.

 Funcionários da CBF já estavam prontos para mudar a classificação no site, caso esta fosse a decisão do STJD - e foi. Mas a direção da entidade depois resolveu esperar o julgamento do Pleno, marcado para o dia 27 de dezembro.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Piada: Torcedor da Portuguesa



Final do Brasileirão 96, 50 mil lusos no Morumbi, no intervalo do jogo haveria uma promoção que era assim: um torcedor seria sorteado e se respondesse corretamente uma pergunta ganharia um carro.
Houve o sorteio e o felizardo foi um torcedor da Portuguesa.

Logo o locutor explicou-lhe as regras do jogo e lançou a pergunta:
 - Vou fazer uma pergunta bem fácil para o senhor poder ganhar o carro, discursou o locutor.
 - Pois bem, pode mandar, devolveu o português.
 - Vamos lá, quanto são 2+2? O luso pensou, pensou e respondeu 5.
Aí toda a torcida da Portuguesa começou a gritar em coro: 
- Dá outra chance a ele, dá outra chance a ele...
 O locutor atendendo ao pedido da torcida deu outra chance e lançou uma nova pergunta.
 - Essa é fácil, quanto são 14-4? Outra vez o luso pensou, pensou e respondeu: 11.
Aí novamente a torcida repete em coro:
 - Dá outra chance a ele, dá outra chance a ele...
 Sem exitar o locutor diz que iria dar mais uma chance, mas que seria a última, fazendo logo em seguida uma nova pergunta.
 - Quanto são 8+8?  Dessa vez sem pensar muito o luso responde que o resultado são 16.
Aí a torcida começa:
 - Dá outra chance a ele, dá outra chance a ele..."


Piada: Jardel foi ao médico do Porto reclamando de uma dor generalizada



Jardel foi ao médico do Porto reclamando de uma dor generalizada!

 - Como é isso Jardel?
 - Doutor, o meu corpo todo dói. Onde eu ponho o dedo dói. Se boto o dedo no cu, dói. Se boto o dedo na perna, dói. Se ponho o dedo na barriga, dói. O senhor sabe o que eu tenho?
 - Deixa eu ver a sua mão!
 - Mas que coisa Jardel, você apenas quebrou o dedo!


domingo, 22 de dezembro de 2013

Quem foi o melhor jogador do mundo em 2013 na sua opinião?



Em sua opinião, quem foi o melhor em 2013?


Será que esse ano o argentino Messi que ganhou as últimas quatro edições será desbancado por Cristiano Ronaldo ou Ribéry?

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Reviravolta: artigo que condenou a Lusa é ilegal



Confira o artigo na íntegra:


A decisão que condenou a Portuguesa a perder 04 pontos no Campeonato Brasileiro 2013, rebaixando-a à segunda divisão, está toda fundada na regra expressa do art. 133 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), segundo o qual o resultado de um julgamento desportivo produzirá efeitos imediatamente “independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores”, desde que previamente intimados para o julgamento. Como a Lusa foi comunicada da sessão do dia 06.12.13 (sexta-feira) e lá se fez representar por advogado, conclui-se que a pena de dois jogos de suspensão, aplicada ao atleta Heverton, deveria ser cumprida imediatamente, motivo pelo qual o jogador estaria impedido de atuar no domingo (08.12.13), quando foi escalado e gerou a capital punição ao clube paulistano.

Tal regra para o início imediato das penalidades da Justiça Desportiva é conhecida por todos os clubes e utilizada desde 10.12.2009, quando o Conselho Nacional do Esporte (CNE) resolveu que essa seria a redação do art. 133 do CBJD. Por isso, a decisão do dia 16.12.13 foi interpretada por muitos como a vitória da “legalidade” sobre o “clamor dos leigos”, afastando qualquer argumento pela moralidade ou razoabilidade da pena aplicada, sempre em nome da aplicação da legalidade estrita do CBJD.


No entanto, o que precisa ser observado – e até agora não foi – é que a Lei nº 12.299, de 27.07.2010, que alterou alguns dispositivos do Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/03), modificou expressamente a forma de publicação de qualquer decisão da Justiça Desportiva, inclusive aquelas do STJD do futebol. O art. 35 do Estatuto do Torcedor, após afirmar que as decisões da Justiça Desportiva, em qualquer hipótese, devem ter publicidade igual a dos tribunais federais, determina expressamente que todas as decisões deverão ser disponibilizadas no site da entidade de organização do desporto – no caso, o site da CBF -, sob pena de serem nulas, conforme previsão expressa do art. 36 do mesmo Estatuto (Lei nº 10.671/03).

Importante esclarecer que somente a partir de 27.07.2010, quando o Estatuto do Torcedor foi alterado pela Lei nº 12.299/10 é que passou a ser obrigatória a publicação das decisões do STJD no site da CBF, pois, antes disso, as decisões deveriam ser publicadas apenas nos sites das competições (art. 5º, § 1º do Estatuto do Torcedor), que muitas vezes sequer existiam. Tal alteração buscou não apenas dar segurança aos clubes sobre o resultado nas decisões – evitando erros de comunicação ou compreensão entre clientes e advogados -, mas também e principalmente dar ao torcedor a ciência oficial e inequívoca sobre os resultados das punições desportivas, via site oficial da CBF, afinal o torcedor do futebol tem o direito de saber qual atleta está ou não punido, antes de decidir ir ao Estádio ou assistir a qualquer partida pela televisão.


Assim passou a haver um conflito entre o que diz o CBJD de 10.12.2009, que tem natureza de Resolução Administrativa do CNE (Conselho Nacional do Esporte) e regra diversa prevista Lei Federal (Estatuto do Torcedor). Nesse caso, assim como a Constituição Federal prevalece sobre uma Lei ou Decreto, a regra do Estatuto do Torcedor é hierarquicamente superior e prevalece sobre uma Resolução do CNE (CBJD), ainda mais quando o texto conflitante da Lei é posterior ao da Resolução. Trata-se de hipótese em que, embora conste do CBJD, a regra do art. 133 passou a ser ilegal, pois contrária ao que dispõe Lei Federal alterada em 27.07.2010. Para os leigos, é o mesmo princípio de hierarquia que explica como uma lei promulgada pelo Congresso Nacional pode, embora vigente, ser declarada inconstitucional pelo Poder Judiciário sempre que conflitar com a Constituição Federal, norma hierarquicamente superior.

Em síntese, desde julho de 2010 as decisões da Justiça Desportiva do STJD não mais produzem efeito a partir do julgamento – como ainda reza o citado art. 133 do CBJD -, mas somente passam a ter validade após sua publicação no site oficial da CBF. No caso do atleta Heverton, embora o julgamento tenha ocorrido no dia 06.12.13 (sexta-feira) a publicação do resultado no site da CBF só ocorreu no dia 09.12.13, as 18h45 (ver site da CBF). Como o Estatuto do Torcedor determina que qualquer decisão da Justiça Desportiva somente passa a valer após sua publicação na internet, a referida punição somente passou a produzir efeito na segunda-feira, dia 09.12.13 as 18h45, imediatamente após sua veiculação oficial no site da CBF.

Dessa forma, nenhuma irregularidade ocorreu na escalação no atleta no dia 08.12.13, domingo, quando a punição sequer produzia efeitos. E aqui não se trata de tese que defenda a aplicação da penalidade no primeiro dia útil seguinte à publicação, como alguns tentaram sustentar sem sucesso, mas sim do respeito à disposição legal que só considerava válida a penalidade após sua publicação oficial no site da entidade de organização da modalidade. Se a publicação na internet tivesse ocorrido na própria sexta-feira (06.12.13) ou no sábado (07.12.13), o atleta deveria cumprir a suspensão no domingo (08.12.13), mas como a divulgação oficial somente ocorreu na segunda-feira (09.12.13), nada impedia a escalação do atleta na última rodada do campeonato.

Aqueles que ainda defenderão a punição à agremiação lusitana dirão que todos os outros 19 clubes que disputaram a Série A cumpriram as punições a partir do dia do julgamento – como determina o superado art. 133 do CBJD, e não a partir da publicação na internet, como dispõe o atualizado Estatuto do Torcedor, inclusive alegando que outros clubes deixaram de escalar atletas chaves em jogos importantes, apenas porque cumpriram fielmente o que dizia o aclamado artigo 133 da Resolução do CNE (CBJD).

No entanto, o fato de os demais clubes continuarem aplicando a regra do CBJD durante os últimos anos em nada retira sua ilegalidade, afinal não cabe aos clubes a prerrogativa de alterar ou ajustar o texto do Código Desportivo às novas disposições da Lei (Estatuto do Torcedor), nem mesmo o poder de declarar o que ainda é válido ou o que já se tornou ilegal ou derrogado no CBJD, competência típica do STJD ou da Justiça Comum, quando assim forem demandados. Afinal, a prática equivocada dos demais clubes em cumprir voluntariamente as penas recebidas do STJD, mesmo antes da publicação no site da CBF, não afasta a ilegalidade do art. 133 do CBJD nem impede sua alegação ou declaração a qualquer momento, especialmente na atual situação da Portuguesa, em que referida disposição do CBJD (Resolução Administrativa) contraria o Estatuto do Torcedor (Lei Federal).

O julgamento do caso pelo Pleno do STJD certamente suscitará a discussão sobre a ilegalidade da regra do art. 133 do CBJD, que surpreendentemente ainda continua orientando o início das penas aplicadas pela Justiça Desportiva no Brasil, já a partir do julgamento, embora Lei Federal, hierarquicamente superior e alterada posteriormente, determine regra claramente diversa – valendo somente após publicação na internet.

Instado a se manifestar e constatando que o prolatado artigo 133 do CBJD contraria diretamente a regra do art. 35 e 36 do Estatuto do Torcedor, certamente os auditores do STJD concluirão pela sua ilegalidade – fundada na contrariedade do artigo da Resolução (CBJD) à Lei Federal -, fato que afastará qualquer irregularidade da Portuguesa, afinal, ninguém pode ser punido por não cumprir uma regra ilegal.

Ou seja, se os auditores do STJD forem realmente legalistas – deixando de observar apenas o texto original do CBJD para passar o aplicar a que determina uma Lei Federal vigente (Estatuto do Torcedor) -, não há duvidas que a Portuguesa deve ser absolvida. E se assim não ocorrer, como todos os fundamentos para a absolvição encontram-se no Estatuto do Torcedor, qualquer torcedor, da Portuguesa ou de outra equipe que jogou a Serie A, terá legitimidade e bastante facilidade em obter na Justiça Comum o restabelecimento da legalidade, devolvendo ao clube paulistano os pontos regularmente obtidos na competição.

Como ironia maior aos que brindaram a “legalidade” no julgamento do caso em primeira instância, nota-se que a Portuguesa não precisa implorar por moralidade nem pedir qualquer compaixão dos auditores do Pleno do STJD para continuar no lugar que conquistou em campo: basta apenas que o Tribunal Desportivo tenha a coragem de ser realmente legalista para aplicar o que manda a Lei (aqui grafada com “L” maiúsculo), sem olhar a quem.



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nova propaganda: Os jogadores de futebol que irão salvar o mundo



O novo filme, “The Beginning”, tem quase 4 minutos de duração, e mostra o chamado de cada atleta. São eles: Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Alexander Kerzhakov, Landon Donovan, Wayne Rooney, Iker Casillas, Lee Chung-Yong, Falcão García, Victor Moses, El Shaarawy, Wu Lei, Oscar, e Mario Götze.


Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe!

Falha da CBF pode salvar a Portuguesa do rebaixamento



CBF admite que ‘Bid da Suspensão’, base jurídica da Lusa, tem defasagem 


De acordo com a entidade, há defasagem de atualização e informação no “BID da Suspensão”, como é conhecido o sistema implementado definitivamente pela própria CBF desde 1° de setembro. O programa, acessado pelos clubes com senha, informa quais atletas estão suspensos por cartão ou por punição do STJD.

No caso de Héverton, o sistema só foi atualizado na terça-feira, dia 10 de dezembro, quatro dias depois do julgamento do STJD no qual o meia pegou dois jogos de suspensão – o que o tornava irregular para o jogo contra o Grêmio, no dia 8.

A entidade diz que sempre fez o controle interno dos cartões e suspensões. Então houve a ideia de disponibilizar aos clubes. Um sistema foi montado, com login e senha. Futuramente, isso pode ser levado como oficial, com a mesma validade legal e oficial do Boletim Informativo Diário da registros e transferências, mas nunca foi tido como tal. No caso das punições do STJD, a informação só é atualizada depois que o resultado do julgamento chega à CBF.

Para se eximir de responsabilidade, a CBF se vale do parágrafo primeiro do artigo 57 do Regulamento Geral das Competições, o qual diz que o clube não pode depender da entidade para controlar a condição de jogo dos jogadores. CBF alega não ter condições de controlar todas as punições pelo país.

O problema é que o documento enviado pela Diretoria de Competições orienta os clubes a se informarem sobre advertências e punições do STJD pelo programa que ela implementou. “Contamos com a colaboração de todos para que em 1/9 possamos adotar esse sistema de consulta em definitivo”, afirma o texto.

A fragilidade na atualização do “BID da Suspensão” será usada pela Portuguesa para apontar a CBF, organizadora da competição, como coautora do erro no dia 27, data do julgamento no Pleno do STJD.

Portuguesa estuda usar 'camisa do Fluminense' para disputar a Série B



Lusa pretende vestir em 2014 uniforme com o mesmo desenho do Flu. Atitude seria uma forma de provocação ao clube que escapou do rebaixamento no STJD


Como forma de protesto pela sua derrota no STJD, a Portuguesa pode vestir um uniforme igual ao do Fluminense na Série B do Campeonato Brasileiro de 2014. Inspirada em uma ideia lançada por torcedores nas redes sociais, a diretoria da Lusa quer usar o fato de os dois clubes vestirem cores parecidas (branco, verde e vermelho - no caso do Fluminense, grená), para provocar o clube carioca. Por ter escalado de forma irregular o meia Héverton na última rodada do Brasileirão, a Lusa perdeu quatro pontos e acabou sendo rebaixada, salvando assim o Fluminense da degola.

– Nós vimos a ideia na internet e passamos a discutir na diretoria. Eu acho que, se ficarmos realmente na Série B, usar a camisa do Fluminense seria uma grande forma de protesto contra um clube que sempre dá um jeito de escapar do rebaixamento pelo tapetão. Se usarmos a camisa, o Fluminense estaria no lugar que merece e onde a Lusa não deveria estar, pois conquistou dentro de campo o direito de ficar na Série A – afirmou o vice-presidente de futebol da Portuguesa, Roberto dos Santos, que vai ser mantido no cargo por Ilídio Lico, que assumirá o posto do atual presidente Manuel da Lupa, no dia 4 de janeiro.

Atual fornecedora de material esportivo da Lusa, a Lupo tem contrato com o clube até o fim de 2014. Como não patrocina o Fluminense, a empresa não teria qualquer impedimento para produzir a camisa de acordo com a vontade da Portuguesa.

Pegando no pé do Fluminense #2.567



Desvendado o mistério no show do Michael Jackson


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Com permanência na Série A, Flu vira alvo de gozações na Internet



Na tarde desta segunda-feira, com a punição a Portuguesa pela escalação de Héverton, a perda de quatro pontos, o rebaixamento do time paulista e a permanência do Fluminense na Primeira Divisão depois de julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), começaram a pipocar e se multiplicar gozações com o Tricolor na Internet. Ainda cabe recurso para a Lusa. Em uma das montagens, a sigla F.F.C (Fluminense Football Club) que fica no escudo do time foi substituída pelo STJD. Veja algumas das gozações que circulam na grande rede.












segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Portuguesa é punida e rebaixada, Flu fica na Série A, mas cabe recurso



Julgamento em primeira instância decide por rebaixamento da Portuguesa com a perda de 4 pontos


Todos os relatores e o presidente da comissão disciplinar votaram pela punição à Portuguesa.
Vinicius Augusto Sá Vieira - Acompanha o relator
Luiz Felipe Bulus - Acompanha o relator
Douglas Blackhman - Acompanha o relator
Paulo Valed Perry (presidente)

A Portuguesa perdeu por unanimidade a primeira batalha nos tribunais e, em decisão em primeira instância, foi condenada com a perda de quatro pontos (além de multa de R$ 1 mil) por escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileiro, contra o Grêmio. Com o resultado, a Lusa está rebaixada à Série B, com 44 pontos, e o Fluminense, com 46 pontos, sai da zona de rebaixamento e se mantém na elite. A decisão é passível de recurso, que deve ser julgado até o dia 27 de dezembro. 

A verdadeira paixão pelo futebol



Esta é sem dúvida a razão do futebol quando se gosta! Ver um senhor de idade que já tanto viveu na vida, a chorar em pleno estádio... Vale a pena ver:


Código da Fifa dá brecha para 'desconto de pontos' no ano seguinte



Se clubes usarem argumento no STJD, há chance de levarem punição para 2014


O cenário para Portuguesa e Flamengo é complicado no STJD. Comprovar inocência por escalação irregular não é tarefa fácil. Mas, em caso de punição, os clubes podem se valer de uma tese com base no Código Disciplinar da Fifa para evitar que a pena seja paga no Brasileirão-2013, que acabou, dentro de campo, no dia 8 de dezembro.

Segundo o artigo 30 do documento da entidade máxima do futebol, "um clube pode ter pontos deduzidos daqueles já conseguidos em um atual ou futuro campeonato". Ou seja, se os clubes convencerem os auditores que esse argumento é válido, a punição não seria deixada de lado, mas seria carregada para o Brasileirão-2014, não mudando assim o resultado de campo.

O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), no qual os clubes foram enquadrados, não crava que a perda de pontos deve ser aplicada na competição em que a irregularidade aconteceu (veja mais abaixo). Além disso, o próprio CBJD, no artigo 283, diz que as normas internacionais podem ser usadas em "casos omissos e lacunas" do código.

Alguns podem dizer: "Isso é regra da Fifa, não se aplica no Brasil". Então a tese teria outro argumento: o STJD usou o regulamento da Fifa para, em primeira instância, punir Atlético-PR e Vasco com portões fechados por causa da briga em Joinville, apesar de esse tipo de pena só voltar a vigorar no Brasil no Regulamento Geral de Competições de 2014.

Há casos pelo mundo de times que só pagaram no ano seguinte pelos "pecados" cometidos em determinado campeonato. Milan e Fiorentina, por exemplo, começaram a temporada 2006-07 com pontos negativos depois de serem condenados no caso de manipulação de resultados na Itália.

Se a tese descrita será usada no Tribunal nesta segunda-feira, não há informações confirmadas. Mas seria uma resolução agradável para quem está dividido entre a cruz e a espada: punir Lusa e Flamengo, rebaixando o time paulista e salvando o Fluminense - que caiu em campo - ou ignorar a irregularidade dos clubes em nome da moral?

CÓDIGO DA FIFA
Artigo 30: A club may have points deducted from those already attained in the current or a future championship.

CBJD
Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator.

§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados.

§ 3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.

§ 4º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição.

Art. 283. Os casos omissos e as lacunas deste Código serão resolvidos com a adoção dos princípios gerais de direito, dos princípios que regem este Código e das normas internacionais aceitas em cada modalidade, vedadas, na definição e qualificação de infrações, as decisões por analogia e a aplicação subsidiária de legislação não desportiva.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Os 10 gols mais bonitos do ano, segundo a FIFA



A FIFA selecionou os 10 gols mais bonitos do ano para a final do Prêmio Puskas…


Como não driblar no futebol de salão



Sabe aquele seu amigo que não dispensa uma firula?


O rebaixamento do Vasco resumido em apenas um gif



Que os amigos vascaínos me perdoem, mas eu vejo esse gif e a musiquinha dos trapalhões toca na minha cabeça…


O gol que saiu da jogada mais trabalhada que eu já vi na vida



Foi no jogo entre Arsenal e Norwich City que aconteceu uma jogada digna de vídeo game!!!

 Apenas veja que coisa absurda esse gol:


Mourinho dispara contra premiação da Fifa: ‘Para mim, a Bola de Ouro não existe’




Veja a declaração:


O técnico José Mourinho disparou com força contra a Fifa e afirmou acreditar que a votação anual feita pela entidade para escolher o melhor jogador do mundo é uma fraude. O português, atualmente à frente do time do Chelsea, disse já ter ouvido de um jogador e de um treinador que seus votos haviam sido alterados.

- Na última temporada eu provei com um jogador e um treinador que os votos eram falsos e, para mim, não preciso de mais nada. Um jogador disse publicamente que o voto dele havia sido alterado e um treinador, também. A partir desse momento, para mim, a Bola de Ouro não existe - afirmou o treinado em entrevista à agência de notícias Lusa.

As fortes declarações de Mourinho vieram depois que ele foi questionado a respeito das chances do também português Cristiano Ronaldo ser eleito o melhor jogador da temporada. Os dois trabalharam juntos até junho deste ano no Real Madrid.

Ano passado, ele já havia se recusado a participar da cerimônia em Zurique, por causa da suspeita de irregularidades na votação.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Desafio de lógica do Campeonato Brasileiro de futebol



Desafio:


O Campeonato Brasileiro tem 38 rodadas, com vitória valendo 3 pontos, e empate 1 ponto. 

Qual é a ÚNICA pontuação impossível de se acontecer entre o mínimo e o máximo?

Vale lembrar que isso não é um desafio de MATEMÁTICA e sim de lógica, porém se não conseguir pela lógica é possível também acertar pela matemática.

Se alguém pegar a lógica por favor disserte-a no comentário!

Pelé - O melhor de todos os tempos - Tributo



Veja o vídeo:


Fluminense pode perder o título do Campeonato Brasileiro de 2010



Segundo o STJD, time errou ao escalar o jogador Tartá, depois do terceiro cartão amarelo, para jogo contra Goiás. Duque de Caxias, que também passou pela mesma situação mas foi absolvido.

Veja o vídeo:


A Intel é a nova parceira do Barcelona




Agora a maior novidade, o logo da Intel Inside será estampado no interior da camisa na parte da barriga. A multinacional será a parceira oficial de tecnologia do Barça.


Veja o vídeo de divulgação da parceria:



Será que os jogadores vão comemorar colocando a camisa na cabeça pra mostrar a marca?


Muito perto! Emerson Sheik deve assinar por dois anos com o Fla



Centroavante do Corinthians pode ser o primeiro reforço de peso do Flamengo para a disputa da Libertadores


A volta de Emerson Sheik ao Flamengo está bem próxima de acontecer. O jogador do Corinthians deve ser o primeiro reforço de peso do clube para a disputa da Libertadores do ano que vem.  Em princípio, o contrato será válido por duas temporadas.

Emerson nunca escondeu o desejo de retornar ao futebol carioca e tem demonstrado entusiasmo com o clube, no qual despontou na volta para o futebol brasileiro, em 2009. O empresário do jogador, Reinaldo Pitta, ainda adota cautela para tratar o assunto, mas as conversas já estão adiantadas, tanto que não descartou o negócio.

– Se o Flamengo me procurou, eu não vou falar. Não seria ingênuo a ponto de expor o jogador, que tem contrato com o Corinthians – alegou o empresário do atacante.

No meio do ano, o Flamengo fez proposta por Emerson, que negociava a renovação com o Corinthians – o que aconteceu. O diretor executivo Paulo Pelaipe chegou a afirmar que o jogador estava certo para o ano que vem – na época,  Sheik tinha seis meses de vínculo a cumprir. Agora, o clube paulista não pretende mantê-lo, apesar de ter mais 18 meses de contrato. 

Na avaliação dos dirigentes corintianos, Sheik caiu muito de rendimento neste segundo semestre e tem um salário considerado alto – cerca de R$ 500 mil por mês. Além disso, o elenco do time paulista será reformulado. Por isso, não farão força para segurá-lo. 

O jogador está passando férias em Angra dos Reis, após ficar alguns dias no Nordeste. Ele vê o Flamengo como boa possibilidade de recuperar o prestígio perdido no Corinthians nos últimos meses. Recentemente, assumiu um relacionamento com a atriz Antônia Fontenelle, que mora no Rio. Enquanto um namoro começa, outro está próximo de ser reatado.

Promessa é dívida? Caso do Flu faz fio dental virar pegadinha do Mallandro



Humorista cancela o que prometeu, convoca beldades e comemora possível permanência na primeira divisão: 'O negócio é tirar fio dental, botar jamais!'

Camisa conta com os dizeres: "Fluminense rebaixado Rááá Pegadinha do Mallandro"

- Rebaixado aonde? Aqui é Fluminense, campeão brasileiro! O negócio é tirar fio dental, botar jamais! Agora, tirar é comigo mesmo! - disse, aos risos, para depois brincar com a situação da Lusa:

- Quando a galera fez rá, a Portuguesa fez iu-iu!
O humorista ainda relembrou e repetiu a famosa cena da virada de mesa ocorrida em 1996, quando o Flu viveu o drama do rebaixamento pela primeira vez. Assim como fez o presidente do clube na época, Álvaro Barcellos, que comemorou o tapetão estourando uma garrafa de champanhe, Sérgio posou da mesma forma e ainda cantou músicas no improviso.

 - Como é bom ser tricolor, tricolor é pegador!

STJD nega pedido de impugnação e mantém placar de Furacão x Vasco



Presidente Flávio Zveiter julga improcedente a ação do clube cruz-maltino, que responsabilizava os paranaenses pela falta de segurança na partida

Flávio Zveiter, presidente do STJD

Por meio de seu presidente, Flávio Zveiter, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou o pedido do Vasco de impugnação da partida contra o Atlético-PR, realizada no último domingo, em Joinville (SC). A informação foi confirmada pelo procurador geral do tribunal, Paulo Schmitt. Dessa forma, não haverá julgamento sobre o caso e será mantido o resultado de vitória por 5 a 1 dos paranaenses, confirmando o rebaixamento cruz-maltino, que, entretanto ainda poderá fazer um pedido de reconsideração, a ser avaliado novamente pelo presidente do tribunal. 

Em ação enviada ao STJD na noite da última quarta-feira, o departamento jurídico do Vasco reforçava a responsabilidade do Atlético-PR na realização da partida sem policiamento e também  do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, pelo que considera um descumprimento do regulamento da CBF. Nas diretrizes da confederação, o árbitro poderia adiar, interromper ou suspender a partida após aguardar 30 minutos pelo fim do motivo da paralisação da partida, acrescidos de mais 30 minutos. O jogo, ao todo, ficou parado 73 minutos. Com a intenção de provar falta de preparo e de medidas minimamente prudentes do Atlético-PR em oferecer segurança a todos no estádio, o Vasco esperava ser declarado vencedor da partida no tribunal e, assim, somar três pontos para evitar o rebaixamento.

- O Vasco ainda não foi intimado oficialmente, por enquanto. Ainda preciso ver em quais fundamentos essa decisão foi tomada - afirmou o diretor jurídico do Vasco, Gustavo Pinheiro.

No despacho que nega o pedido de impugnação da partida, a explicação se refere à palavra usada no regulamento para rebater a tese utilizada pelo Vasco. Como diz o Regulamento Geral das Competições que o árbitro pode decidir pela suspensão da partida após 60 minutos, mas não diz que deve, ele não seria obrigado a encerrar o jogo após período maior de paralisação.

Trechos do despacho que nega o pedido do Vasco

Caso o presidente do STJD decida reconsiderar o pedido do Vasco e levar a questão a julgamento, ele será feito pelo Pleno, sem passar por alguma das comissões disciplinares.

Nesta sexta-feira, a partir de 13h, o STJD vai julgar um outro processo relativo ao jogo entre Atlético-PR e Vasco. Os dois clubes foram denunciados pela Procuradoria pela briga de suas duas torcidas na Arena Joinville, correndo o risco de perderem mandos de campo e serem punidos com multas. Também foram denunciadas as federações de futebol do Paraná e de Santa Catarina e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro.